Detalhes do Curso

A assertividade nas decisões tomadas na indústria mineral depende diretamente da qualidade e da confiabilidade dos dados, com processos para sua obtenção devidamente planejados, padronizados e customizados para as necessidades específicas da operação | projeto, para evitar erros, negligência e fraudes.

A grande missão de uma empresa que atue no setor – com destaque para a mineração de ouro – é ter confiança na qualidade das informações que permitam garantir que a sua produção seja constante, previsível e permanente, com melhores resultados financeiros, de forma a minimizar seus riscos, disponibilizando produtos competitivos no cenário nacional e mundial, com credibilidade demonstrada (financeira e operacional), para estarem aptos a receber aporte de recursos de investidores, se/quando houver interesse.

A qualidade da avaliação de recursos minerais é diretamente dependente da aquisição de dados, que devem representar todo o corpo mineralizado, quanto à localização espacial e características do minério, pois as amostras utilizadas irão definir volumes e teores. Considerando os altos investimentos em informação, desde as fases iniciais de exploração geológica até o início de uma operação mineira, bem como durante o planejamento para sua atividade e controles dos teores, destaca-se que o posicionamento de todas as amostras para definição do minério deve ser avaliado quanto ao seu grau aceitável de confiança, especialmente em depósitos de baixos teores ou alta variabilidade, para adequação dos níveis de lucratividade e produtividade.

Todas estas ações são balizadas pelas boas práticas internacionais, definidas pelos instrumentos que apresentam as orientações e recomendações para a Declaração Pública de Resultados de Exploração, Recursos Minerais e Reservas Minerais, tais como o NI 43-101, JORC, CBRR e outros pertencentes à Família CRIRSCO. A padronização destes códigos é uma das grandes vantagens da adoção desta metodologia e sistematização, o que torna equivalente e dinâmica sua aplicação e adequação em todo o globo. Com a padronização, é possível a comparação entre projetos similares e estabelecimento de benchmarking, devido à mesma abordagem apresentada, com alta qualidade de informações, cada vez mais requerida por investidores e mercado financeiro.

Durante as etapas de aquisição de dados, é recomendada uma série de práticas que permitam a rastreabilidade e auditabilidade do projeto, tais como a adoção de procedimentos operacionais em todas as etapas, que possibilitam a minimização de erros durante o processo de sondagem, perfilagem, descrição de testemunhos, amostragem, preparação de amostras e análises laboratoriais, para atribuição de credibilidade aos dados. A Garantia e Controle de Qualidade (Quality Assurance | Quality Control – QAQC) é o método mais usado para se obter transparência em auditorias independentes, demonstrar confiabilidade dos dados aos acionistas, sócios atuais ou potenciais, bancos financiadores, órgãos regulamentadores do mercado de capitais. Também é utilizado para conhecer melhor e diminuir os riscos associados à decisão de se investir mais a cada etapa do conhecimento do projeto, depósito, ampliação, planejamento de frentes de lavra e em toda operação.

Este curso irá apresentar o processo completo de QAQC recomendado como melhores práticas para Declaração Pública de Resultados de Exploração, Recursos Minerais e Reservas Minerais, conforme os padrões de certificação internacionais, sob o enfoque da qualidade da informação.

Público-alvo

São convidados para participar deste encontro os profissionais que atuem nas áreas de pesquisa, exploração, operação, declaração de recursos, amostragem, controle de qualidade, sistemas de gestão da informação.

Geólogos, Engenheiros de Minas, Técnicos de Geologia e de Mineração, Consultores.

Duração

Este curso tem duração de 16 horas.

Conteúdo Programático

  • Módulo 1 – Introdução ao QA/QC;
  • Módulo 2 – Demandas da Indústria mineral;
  • Módulo 3 – Especificações dos padrões internacionais;
  • Módulo 4 – Amostragem, preparação e análise;
  • Módulo 5 – Estabelecimento do Programa de QA/QC;
  • Módulo 6 – Análises dos resultados | Tomada de decisões;
  • Módulo 7 – Gestão de dados e amostras físicas;
Por Que Fazer Este Curso?

Entenda os Benefícios

  • Aumentar a qualidade do processo de aquisição de dados, amostragem e avaliação de recursos e reservas minerais, conforme padrões internacionais;
  • Tomar decisão com maior confiança, para otimização e adequada aplicação dos recursos financeiros
  • Prestar melhor suporte à captação de investimentos e certificação em bolsa de valores; 
  • Aprimorar o programa de garantia e controle de qualidade (QAQC)
  • Criar estratégias mais assertivas

Próximas Turmas

Próximas turmas estão em formação, entre para lista de interessados enviando um e-mail para talk@geoansata.com.br

em caso de dúvida

Fale Conosco